Sejam bem-vindos ao blog do VI Congresso de Estudantes da UFC! O congresso este ano se realizará entre os dias 26 a 29 de agosto de 2010, no Campus do Pici, em torno da temática“Formação para que(m)? Por uma universidade voltada para as necessidades do povo!” Este espaço se destina a ser um canal de comunicação entre os estudantes da universidade e a comissão organizadora do congresso. Aqui postaremos informações, prazos, teses e demais notícias pertinentes aos interessados em participar do congresso. Fique atento/a e aproveite este momento especial de intensos debates!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"FormAção para que(m)? Por uma Universidade voltada às necessidades do Povo!"

Acontece nos próximos dias 26 a 29 de agosto, quinta a domingo, o VI Congresso de Estudantes da UFC. Um dos espaços mais representativos do conjunto de estudantes. Durante o congresso, tomaremos as decisões mais importantes para o movimento estudantil e para a UFC. Será o momento dos diferentes cursos da UFC trocarem experiências e se conhecerem. A integração com as unidades do interior também é fundamental. Ações concretas, organização, posicionamentos políticos, são algumas das coisas que estarão em debate nesses dias através de mesas, grupos de discussão e painéis. Quanto maior a pluralidade de ideias e participação dos variados cursos da UFC, mais democráticas e construtivas serão as decisões oriundas do congresso. Para facilitar nossa interação sem perda de compromissos haverá recesso escolar no dia 27 de agosto, sexta-feira, e como ninguém é de ferro também teremos festas!.

Para participar desse momento, você deve se inscrever no site www.congressodaufc.blogspot.com. A inscrição é gratuita e o Restaurante Universitário estará a nossa disposição durante o evento. Os participantes inscritos receberão certificado para fins de atividade complementar da formação acadêmica.

O Diretório Central dos Estudantes, em conjunto com o Conselho de Residentes Universitários e os Centros e Diretórios Acadêmicos, decidiu guiar a programação do evento através do tema: “Formação para que(m)? Por uma Universidade voltada para às necessidades do Povo!”. Por compreender que a Universidade se constituiu, historicamente, como lugar da produção de conhecimento e tecnologia voltada para determinados interesses, desempenhando um papel estratégico para o desenvolvimento de nossa sociedade. Ela ocupa um lugar de extrema importância em qualquer contexto social e é preciso que saibamos como podemos atuar para melhorar o mundo à nossa volta. Assim, é necessário (re)questionarmos, durante todo o período de nossa formação profissional, que saber queremos produzir; quais objetivos devemos perseguir; que condições se apresentam facilitando e dificultando nossa capacidade de solução para as desigualdades do País e quais prioridades elegeremos para a superação das injustiças sociais.

O objetivo é dar um grande passo para organizar o movimento estudantil em nossa universidade, propiciar formação política e partir para mobilizações melhor planejadas, com potencial transformador e de real difusão entre os estudantes.

Além da participação de todos os estudantes cada curso precisa eleger, previamente, delegados para representar os seus pontos de vista na plenária final. O DCE dará todo o apoio necessário e é fundamental a participação dos centros e diretórios acadêmicos. Fique ligado em como participar efetivamente do Congresso!

Para inscrição e maiores informações: www.congressodaufc.blogspot.com

Um comentário:

  1. O processo seletivo de delegados não ficou bem claro para mim, e me senti tolhido por não poder participar com mais efetividade já que as escolhas dos delegados se dão de forma ao meu ver injustas, tendo em vista que os delegados escolhidos são geralmente os estudantes mais antigos e os representantes dos CA's pela sua influência.

    ResponderExcluir